10 de dezembro de 2012

Vulcanologia - Conceitos Base

-> Os vulcões resultam da ascensão do magma em profundidade.

MAGMA - Mistura silicatada formada na astenosfera, provida de mobilidade, a altas temperaturas e constituída por muito gás. Encontra-se no estado pastoso (não existe há superfície).

Curso Generalizado de um Vulcão:

-> Como o magma se encontra retido a altíssimas pressões, quando se dá uma abertura, vai ascender imediatamente (isto porque é menos densos que as rochas) acumulando-se num reservatório criado - CÂMARA MAGMÁTICA

-> Ao se dar alguma perturbação o magma é submetido a um aumento de pressão, que o faz ascender pela CHAMINÉ VULCÂNICA e vai perdendo algumas qualidades assim como  pressão e temperatura, transformando-se em lava (no estado líquido), e emergindo completamente até à superfície, formando um vulcão.

-> Podem existir fendas nas laterais dos cones vulcânicos, por onde a lava ascende diretamente da chaminé vulcânica príncipal emergindo à superfície como VULCÃO SECUNDÁRIO. Este último partilha a mesma câmara magmática que o primeiro e, a partir do momento da sua formação, é normal que o vulcão principal fique inativo, no entanto podem continuar a coexistir. É formada uma chaminé secundária, uma cratéra vulcânica secundária e um cone vulcânico secundário.

Excerto do Documentário: "O Último Dia dos Dinossauros"



Estrutura de um Vulcão:

Câmara Magmática - Reservatório natural de magma na litosfera.

Chaminé Vulcânica - Estrutura que transporta o magma da câmara magmática para a superfície. É lá que se dá a perda de qualidades do magma, nomeadamente pressão, temperatura e gases, originando lava no estado líquido.

Cratera Vulcânica - Zona á superfície onde a lava emerge.

Cone Vulcânico - Estrutura cónica formada pelas consecutivas escoadas de lava.

(fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5-0q8sHs4Xzl_zV1aUR20E_A_lfpCh7cIH_Uf7tQDC23A9NEZGJebMX-1cVHxqLKFXDRbjCatmu95Y6IFwXEWpyE4F1IXc_vlUff6Qh-nvLJiPRk1IqR3vVKc2CQHRgUTCHndqMEQD3o/s1600/Magical+Snap+-+2010.06.17+21.07+-+001.png)

(fonte:http://www.prof2000.pt/users/esf_cnat/teoriavulcoes.htm)

Príncipais Tipos de Vulcanismo:

Tipo Fissural: Vulcanismo característico dos fundos oceânicos, no RIFTE, onde a chaminé e cratéra vulcânica são fissuras. Associam-se magmas basálticos. 

 (fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi78XVmmHBktmPxQx_rSGT9Wb5nlP-7oOwxH5YtTw0gNY9E9WwpPCm27ho8GbKVlr0rseSx-zYFUY3JOkfZnwTgMi0rjiNkLnXSDswkYfGTDkSBwWeZ5ZTLpqzA0RuUWZg6LJWHyww2K0rO/s1600/kilauea1992.jpg)

Tipo Central - Chaminé do tipo tubolar e cratéra do tipo circular.

(fonte: http://www.juraemprosaeverso.com.br/FotografiasEDesenhos/Vulcoes/021-Vulcao-Inativo.jpg)

Os PRÍNCIPAIS GASES emitidos por um vulcão são: Dióxido de Carbono, Enxofre e Vapor de Água.

Caldeiras Vulcânicas

-> Posteriormente a uma grande erupção, a chaminé vulcânica fica vazia, originando o colapso da cratera que forma uma depressão de grandes dimensões que se enche com a água da chuva.

Caldeiras Vulcânicas nos Açores, Portugal.

(fonte:http://cienciamariana.blogspot.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário