20 de novembro de 2011

Sistema Cárdio Respiratório



Plasma

Origem- alimentos
Tempo de duração- constantemente a ser renovado
Forma- não tem
Função transporte das células sanguineas

Leucócitos


Origem- medula vermelha dos ossos e orgãos linfáticos (ganglios linfáticos, timo e baço)
Tempo de duração-1 semana
Forma- irregular
Função- defesa do organismo
Propriedades- Diapedese (capacidade que todos os leucócitos têm de sair pelas paredes dos capilares)
                         Fagositose (propriedade unica dos macrofagos que depois de detectados os agentes patogénicos a membrana citoplasmatica cria pseudopodes que embarcam o agente patogénico ficando num vaculo digestivo onde as enzimas digestivas o vão destruir).
                         Complexo antigénio-anticorpo (é o ataque mandado pelos linfócitos aos agentes patogénicos, caso a informação da doença já existir no organismo, quando os macrófagos nao conseguem destruir todos os agentes patogénicos.

Nota: As vacinas são a introdução de agentes patogénicos (activos ou inactivos) de uma determinada doença no organismo, em doses controladas, para que, quando os linfócitos os detetarem criarem anti-corpos, para, porteriormente a doença ser imediatamente combatida.

Hemácias

Origem- medula vermelha dos ossos
Tempo de duração- 120 dias
Forma- discos biconcavos (regular)
Função- realizar as trocas gasosas (CO2 e O2) entre as células e os alvéolos pulmonares, com a ajuda do ferro que funciona como íman.

Nota: Contêm hemoglobina (proteína que contém ferro e pigmento vermelho) que quando ligada ao oxigénio se denomina oxi-hemoglobina, e ao dioxido de carbono carbo-hemoglobina.

Trombócitos

Origem- medula vermelha dos ossos
Tempo de duração- 1 semana
Forma- irregular
Função- Ajudam na coagulação do sangue.

Mecanismos da coagulação do sangue: O plasma contém fibrinogénio (proteína soluvél) que, quando se dá uma ruptura do capilar, passa a fibrina (proteína não soluvél cristalina) que forma uma rede cristalina na zona afectada (crosta se for no exterior do corpo). Os trombócitos vão, de seguida, preencher todos os espaços livres dessa rede e as restantes células sanguineas que ficaram aprisionadas vão apodrecer, para mais tarde serem reabsorvidas (regeneradas se for no interior do corpo).


Linfa

Constituintes: plasma e leucócitos
Função: levar os nutrientes às células
Tempo de duração: sempre a ser renovada



Sem comentários:

Enviar um comentário