10 de dezembro de 2011

Hematose Pulmonar

Difusão- As substancias passam de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração.

Hematose Pulmonar- É o fenomeno que ocorre, através da difusão, entre os alvéolos pulmonares e os capilares. No movimento de inspiração, o oxigénio (que está mais concentrado nos alvéolos pulmonares) passam para o capilar. No movimento de expiração, o dióxido de carbono (que está mais concentrado nos capilares) passa para o alvéolo pulmonar.

Expiração

No movimento de expiração o DIAFRAGMA relaxa e sobe, os MUSCULOS INTERCOSTAIS relaxam, as COSTELAS descem e deslocam-se para dentro e os PULMÕES contraem e expandem o ar carregado de CO2.

Inspiração

No movimento de inspiração, o DIAFRAGMA contrai e desce, os MUSCULOS INTERCOSTAIS contraiem, as COSTELAS sobem e deslocam-se para fora, os PULMÕES expandem e a CAIXA TORÁCICA aumenta.

Pulmões

São dois sacos elásticos e esponjosos. O pulmão esquerdo é ligeiramente mais pequeno (devido á ligeira inclinação do coração para a esquerda) do que o direito.

O pulmão direito é dividido em três lóbulos, e o pulmão esquerdo é dividido em dois lóbulos.

São ambos revestidos por uma dupla membrana, a pleura, e entre as membranas existe o liquido pleural que permite que os pulmões se movam suavemente durante os movimentos respiratórios.

6l- capacidade total de ar nos pulmões
0,5l- entrada de ar numa inspiração normal
70%- desse meio litro entra para a corrente sanguinea
4,5l- entrada de ar numa inspiração profunda
1,5l- de ar em reserva nos pulmões

Vias Respiratórias

Fossas Nasais- São dois orificios, que se encontram entre a base do nariz(narinas) até á faringe. Estão revestidos por uma mucosa que contêm pelos que humedecem, aquecem e purificam o ar.

Faringe- Orificio que faz a transição entre os dois aparelhos (respiratório e digestivo), através de uma membrana (epiglote) que funciona como tampa que vai tapando o esofago ou a traqueia, dependendo do aparelho que estivermos a utilizar.

Laringe- Orgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais que se assemelham a duas pregas (fibras elásticas) que vibram com a passagem do ar, originando o som.

Traqueia- É o orgão que se localiza no ínico da cavidade torácica, entre 10 a 12 cm. Interiormente é constituida por um tecido muscolar que está revestido por cilos (fazem lembrar pelos) que têm como função retirar as imporesas dos pulmões, e exteriormente é constituida por aneis cartalagineos, abertos atrás.

Brônquios- São ramificações da traqueia (um para o pulmão esquerdo, outro para o pulmão direito) que apresentam as mesmas caracteristicas da traqueia, mas em menor dimensão e fechados atrás.

Brônquiolos- São ramificações dos brônquios e apresentam as mesmas caracteristicas que estes mas em menor dimensão.

Alvéolos Pulmonares- São pequenos sacos constituidos por apenas uma camada de células, permitindo a hematose pulmonar.