Fossas Nasais- São dois orificios, que se encontram entre a base do nariz(narinas) até á faringe. Estão revestidos por uma mucosa que contêm pelos que humedecem, aquecem e purificam o ar.
Faringe- Orificio que faz a transição entre os dois aparelhos (respiratório e digestivo), através de uma membrana (epiglote) que funciona como tampa que vai tapando o esofago ou a traqueia, dependendo do aparelho que estivermos a utilizar.
Laringe- Orgão que se localiza entre a faringe e a traqueia. Contém as cordas vocais que se assemelham a duas pregas (fibras elásticas) que vibram com a passagem do ar, originando o som.
Traqueia- É o orgão que se localiza no ínico da cavidade torácica, entre 10 a 12 cm. Interiormente é constituida por um tecido muscolar que está revestido por cilos (fazem lembrar pelos) que têm como função retirar as imporesas dos pulmões, e exteriormente é constituida por aneis cartalagineos, abertos atrás.
Brônquios- São ramificações da traqueia (um para o pulmão esquerdo, outro para o pulmão direito) que apresentam as mesmas caracteristicas da traqueia, mas em menor dimensão e fechados atrás.
Brônquiolos- São ramificações dos brônquios e apresentam as mesmas caracteristicas que estes mas em menor dimensão.
Alvéolos Pulmonares- São pequenos sacos constituidos por apenas uma camada de células, permitindo a hematose pulmonar.
Sem comentários:
Enviar um comentário