29 de setembro de 2012

Por que razão se extinguiram os dinossauros?

No fim do período Cretácio e no início do Terciário, ou seja, à aproximadamente 65 milhões de anos, verificou-se uma extinção em massa que abrangeu aproximadamente 70% das espécies terrestres, uma das quais os dinossauros.
De entre muitas teorias que tentam explicar o sucedido, existem duas que se destacam como sendo as mais importantes/reconhecidas:
  • A teoria do Impacto Meteoritico;
  • A teoria do Vulcanismo.

Dados que Apoiam...
Teoria do Impacto Meteoritico
Teoria do Vulcanismo
Presença de irídio junto do local de impacto;
Presença de irídio junto de vulcões ativos na altura;
Tectitos perto do local de impacto;
Tectitos em rochas vulcânicas;
Existência de quartzos de choque em rochas com íridio.
Existência de grandes escoadas de lava basáltica com 65 milhões de anos;
Cratera de Impacto no Golfo do México.
Depois da análise da composição do ar, através do âmbar, verificou-se a escassez de oxigénio.

Irídio- Elemento químico raro, normalmente existente no interior da terra ou em corpos extra terrestres;

Tectitos- Pequenas rochas de vidro formadas na sequência de grandes impactos de meteoritos ou de intensa atividade vulcânica;

Quartzo de Choque- Provem do quartzo e é formado sob fortes impactos/explosões;

Notas:

  1. Teoria do Meteorito: Defende que o impacto do corpo extra terrestre projetou terra e rochas que se pulverizaram criando uma nuvem de detritos que envolveu a terra, impedindo a passagem de luz ou calor solar, e dificultando a respiração dos animais.
  2. Teoria do Vulcanismo: Não contraria a queda do meteorito á 65 milhões de anos no Golfo do México, no entanto á quem defenda que só esse facto não levou á criação de uma nuvem de detritos que envolveu o planeta durante dois anos, mergulhando-o na escuridão, isto porque as dimensões do meteorito são consideradas pequenas e insuficientes para causar tantos "estragos". Porém, defendem que um período de forte atividade vulcânica se tenha formado espontâneamente (como já aconteceram anteriormente), e que os gases, poeiras e rochas libertados pelos milhares de vulcões é que formaram a dita nuvem de detritos.
  3. Existe quem apoie uma junção entre a teoria do impacto meteoritico e a do vulcanismo, pois acreditam que o choque meteoritico provocou ondas sísmicas muito fortes que ativaram todos os vulcões "adormecidos" já existentes na terra, e que desencadeou a formação de novos.

Sem comentários:

Enviar um comentário