26 de novembro de 2012

Sistemas Terra-Lua

Teoria Lua irmã da Terra

- Defende que Theia se terá formado ao mesmo tempo que a Terra, mas em locais diferentes, e que posteriormente, e por ser um corpo celeste de dimensões reduzidas na fase de formação do sistema solar, terá sido atraíada pela Terra, chocando com a mesma, fundindo parte da sua matéria que fez aumentar o volume da Terra. Os restos agruparam-se e começaram a órbitar em torno da Terra.

- Esta teoria não foi aceite quando foi descoberto, que a composição da Terra e da Lua é exatamente igual, e diferente das dos restantes planetas no sistema solar, o que indica que ambas se formaram na mesma órbita, exatamente á mesma distância do sol.

Teoria Lua filha da Terra- Big Splash

Defende que a Theia e a Terra coexistiam na mesma órbita em torno do sol, visto que existia um equilibrio nas suas proporções (Terra>Theia).
Com o aumento progressivo do tamanho da Theia, devido aos impactos meteoríticos (ACREÇÃO), o equilibrio quebrou-se, tornando enevitavel o choque entre ambas.
Este deu-se lateralmente, e uma parte substâncial da massa da Theia incorporou-se na Terra, fazendo-a aumentar de volume.
O resto do planeta estabelizou, formando uma órbita de planeta secundário em torno da Terra originando a Lua.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese_do_grande_impacto

Sem comentários:

Enviar um comentário