16 de dezembro de 2013

Reflxão Final - 1º Período (11ºAno)

Durante este primeiro período do 11º ano de escolaridade, desenvolveu-se temas com fundo na Biologia, por essa razão, identifiquei-me com bastante facilidade com a matéria.
No entanto, o meu desempenho não corresponde às minhas expectativas, embora o meu nível de trabalho não se tenha alterado relativamente ao ano anterior.

Penso que a realização de trabalhos - quer sejam relatórios escritos, apresentações orais ou posteres científicos (como se verificou) - são uma mais valia para a consolidação da matéria teórica leccionada em aula, assim como a aplicação de conhecimentos em atividades experimentais.

Pretendo iniciar a minha preparação para o teste intermédio já durante as férias do natal, de modo a começar a aliviar a carga de trabalho que sei que me espera.

Boas Festas!

12 de dezembro de 2013

Doenças Génicas - Coreia de Huntington

Ao ser pedido para selecionar uma doença genética para apresentar à turma, foi escolhida a "Coreia de Huntington".

Trabalho Escrito - Coreia de Huntington

Apresentação PPT - Coreia de Huntington

Panfleto - Coreia de Huntington



"A Ilha" - Relatório do Filme

No seguimento da visualização do filme norte-americano "A Ilha", foi realizado um relatório que relaciona o conteúdo leccionado em aula ´- segundo o programa curricular - e a realidade fictícia que é apresentada no filme.



"A Ilha" - Relatório do Filme

Traços Biológicos do Litoral de Sintra - Saída de Campo

Na sequência da saída de campo realizada no dia 20 de Novembro de 2013, a vários locais do litoral de Sintra (nomeadamente Ribeira d'Ilhas, Magoito e Praia Grande), foi feito um poster alusivo aos traços biológicos encontrados, expondo-os e referindo brevemente certos conceitos fundamentais a ter em conta para analisar a forma como a distribuição geográfica afeta a estrutura e o porte das plantas.



30 de outubro de 2013

Ovelha "Dolly" - Clonagem


Foi no ano de 1996, em Edimburgo, na Escócia, que se realizou pela primeira vez na História a clonagem de um mamífero. Este grande avanço científico foi realizado pelos investigadores Keith Campbell e Ian Wilmut do Instituto Roslin, sendo possível através da clonagem de células estaminais extraídas de glândulas mamárias de um indivíduo adulto da mesma espécie, com 6 anos de idade, nomeadamente de uma ovelha da raça Finn-Dorset.
“Dolly”, foi concebida em laboratório através da Transferência Nuclear de Células Somáticas, uma técnica caracterizada pela introdução de um núcleo de uma célula somática adulta (que contém a informação genética), num óvulo desprovido de núcleo, cujo ADN foi previamente extraído. Em resultado, formou-se uma célula híbrida que sofreu pequenos estímulos eléctricos de modo a iniciar o processo de divisão mitótica. Neste processo deu-se a reversão de uma célula adulta a uma célula totipotente, ou seja, uma célula indiferenciada. Posteriormente, o embrião desenvolvido foi implantado artificialmente no útero de uma outra ovelha “barriga de aluguer” de modo a iniciar-se o período de gestação. Após o nascimento, no dia 5 de Julho de 1996, “Dolly” era um clone da ovelha dadora das células somáticas, sendo portadora das mesmas características físicas.
Devido ao facto de ter sido desenvolvida a partir de uma célula somática oriunda de glândulas mamárias, o primeiro mamífero clonado foi baptizado de “Dolly” em homenagem aos seios de Dolly Parton, cantora country e atriz.
Porque foi clonada a partir de células somáticas provenientes de uma ovelha adulta, de 6 anos de idade, “Dolly” nasceu com a mesma idade genética, sendo que teria tendência a desenvolver um processo gradual de envelhecimento precoce. Após algumas complicações de saúde, “Dolly” vem a morrer no dia 14 de Fevereiro de 2013. O seu corpo foi embalsamado e conservado no Royal Museum de Edimburgo, Escócia.


Bibliografia:

28 de setembro de 2013

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 2 - Parte 6



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 2 - Parte 5



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 2 - Parte 4



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 2 - Parte 3



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 2 - Parte 2



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 2 - Parte 1



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 1 - Parte 6



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 1 - Parte 5



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 1 - Parte 4



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 1 - Parte 3



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 1 - Parte 2



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução - Episódio 1 - Parte 1



Resumo do Documentário

DNA - O Preço da Evolução (RESUMO DO DOCUMENTÁRIO)


Foi visualizado, na aula de Biologia e Geologia, o documentário “DNA- The Promise and the Price” - cujo título se traduz para “DNA - O Preço da Evolução”. Este documentário, produzido nos Estados Unidos da América e dividido em duas partes complementares, estreou na Discovery Channel em 2003.

O tema principal é o desenvolvimento da pesquisa genética, através da qual a possibilidade de decifrar o código genético do ser humano tem um papel fundamental.

Como introdução são descritos os elementos genéticos do corpo humano, mencionando a sua localização, função, estrutura e forma. É atribuída uma especial importância ao facto dos genes se encontrarem associados em cadeia e segundo um modelo “chave-fechadura”, ou seja, bases específicas associam-se sempre e invariavelmente entre si.

No documentário são constantemente comparadas as perspectivas ética e a científica, sendo realizada uma análise crítica dos temas abordados de modo a avaliar a sua integração moral na sociedade. Foram, por isso, efectuados inquéritos à população de diferentes países, para identificar os benefícios e prejuízos associados a diferentes situações na pesquisa genética.
                 
O desenvolvimento de bebés geneticamente perfeitos e a clonização de órgãos e/ou seres humanos destacaram-se como sendo os temas mais controversos e mais fortemente criticados pelo pensamento “ético”.

Destaca-se o papel da hereditariedade das doenças genéticas, explicando que são provocadas por mutações nos genes. Sendo, por isso, aprofundado o papel da medicina de prevenção. Verificou-se que a maioria da população do século XXI morre devido a doenças genéticas.

Dá-se a conhecer uma série de métodos experimentais que têm como objetivo desenvolver curas para algumas doenças genéticas, entre os quais se encontram a terapia de genes – que consiste na implantação de genes no núcleo das células através da administração de um vírus – e a terapia das células-tronco – que consiste na substituição das células com mutações por células saudáveis de outra região do corpo humano.

Foram entrevistados vários especialistas de diversas nacionalidades e áreas que executaram estudos experimentais sobre a pesquisa genética, muitos dos quais se encontravam associados à reprodução genética. Este documentário dá, em retrospectiva, uma noção de que um dos maiores problemas que afeta a maior parte da sociedade é a dificuldade que muitos casais têm de conseguir ter filhos.

Quase a totalidade dos estudos realizados sobre a genética são desconhecidos aos elementos da sociedade, talvez porque o constante confronto com questões éticas atrase o processo de desenvolvimento de pesquisa e estudo das patologias genéticas.
                 
Será que o mundo está preparado para assumir a responsabilidade que está associada ao desenvolvimento da pesquisa genética? Esta pergunta sintetiza a conclusão implícita de todo o documentário.

Citação do documentário: “ A ética sempre acompanhou a ciência. Nunca a conduziu.” 

11 de junho de 2013

Sistema Nervoso - Feedback Negativo

(fonte: http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/decimo/unidade410.html)
O feedback acontece quando as hormonas do sistema endócrino chegam aos receptores e desencadeiam uma resposta para anular o estimulo.

O feedback negativo a um determinado estimulo só acontece em determinadas células: as células-alvo (modelo chave-fechadura).

Osmorregulação

Esta unidade foi apresentada à turma pelos meus colegas Antonino Gomes e Rogério Pereira. O síntese da matéria que disponibilizaram à turma encontra-se no documento abaixo arquivado.

Resumo - Osmorregulação


Termorregulação






Esta unidade foi apresentada em aula pelas minhas colegas Ana Rodrigues e Beatriz Barata. O esquema-resumo que disponibilizaram em aula encontra-se em baixo arquivado.




























ATENÇÃOResumo Escrito - Regulação Nervosa e Hormonal nos Animais

Trocas Gasosas em seres Multicelulares e Unicelulares









Transformação e Utilização de Energia pelos Seres Vivos