29 de outubro de 2012

Formação e Constituição do Sistema Solar

Teoria da Nebular (Kant e Laplace):
Defendia que uma nébula, constituida por gases e poeiras, contraiu, começou a rodar e formou um disco, onde o material mais denso se reuniu no centro, e o menos denso nas estremidades. A parte central originaria o protossol, e de tempos a tempo soltar-se-ia matéria que originaria os planetas.

Teoria da Nebular Reformulada:
Uma nébula, constituida por gases e poeiras, contraiu devido à força gravítica, começou a rodar, aumentando a velocidade e temperatura, formando um disco achatado. Os materiais mais densos migram para o interior e os menos densos para a superfície (DIFERÊNCIAÇÃO) e os materiais centrais originam o protossol. Com a colisão e agregação de meteriais no disco, forma-se os planetesimais.

Factos que apoiam a Teoria da Nebular Reformulada:

  • Os planetas teram todos a mesma idade;
  • As orbitas elipticas e quase complanares, formando um disco e rodando no sentido direto;
  • Os eixos dos platenas estarem todos no mesmo sentido (excepto vénus e úrano);
  • Os planetas teluricos serem os mais densos;
Planeta: É um corpo celeste, de forma aproximadamente esférica que se encontra em órbita em torno do Sol, e em órbita livre de outros objetos. Possui densidade suficiente para se manter em equilíbrio hidroestático.

(O equilibrio hidroestático entre as forças de pressão internas, que fazem o fluido se expandir, e o peso das camadas externas, que provocam a contração do fluido. Deste modo o astro mantem uma forma esférica e gera a sua própria gravidade)

Planetas Telúricos/Rochosos/Internos (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte)
-Densidade Elevada;
-Dimensão Reduzida;
-Constituição essencialmente rochosa;

Planetas Gasosos/Gigantes/Exteriores (Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno)
- Densidade Reduzida;
- Dimensão Elevada;
- Constituição essencialmente gasosa;

Planeta Anão: Corpo celeste, de forma aproximadamente esférica, que tem uma órbita á volta do sol, e possui equilibrio hidroestático no entanto não tem uma órbita desimpedida. (Localizam-se na cintura de Kuiper)

Satélites Naturais/Planetas Secundários: Corpo celeste, de forma aproximadamente esférica, com equilíbrio hidroestativo, que orbita em torno de um planeta príncipal.

Asteroides: Fragmentos que apresentam uma forma e eixos de rotação irregulares, e que se encontram nas cinturas interna e externa do planeta solar;

Cometas: Corpos rochosos de pequena dimensão constituidos por gelo, gases e poeiras. Têm orbitas excentricas.


Meteorítos/Meteoróides/Meteoros
  • Chamam-se meteoróides aos fragmentos de astros que entram na atmosfera terrestre.
  • Chamam-se meteoros aos fragmentos de astros de pequena dimensão que entram na atmosfera e que se vaporizam deixando um rasto luminoso;
  • Chamam-se meteorítos aos fragmentos de astros que entram na atmosfera terrestre e que sejam suficientemente grandes para "sobreviverem" à passagem pela atmosfera mas que devido á fricção tornam-se bolas de fogo, embatendo na superficíe terrestre e deixando uma cratera;
-Os meteorítos são fundamentais para o conhecimento do sistema solar, pois são fontes de informação sobre a formação do sistema solar e da própria constituíção do nucleo terrestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário