20 de outubro de 2012

Rochas Sedimentares- Revisão

As rochas sedimentares formam-se à superfície, preferencialmente em zonas calmas, como os fundos oceânicos, e em grandes depressões (bacia de sedimentação).

São dispostas sempre em estratos/camadas horizontais, e cada estrato/camada corresponte a um X tempo de sedimentação, logo cada uma tem propriedades diferentes (ex: cor, textura, etc).

Resultam sempre da alteração de rochas pré existêntes, devido à ação dos agentes de meteorização (ex: água, sol, etc) mas passam por uma série de processos até serem, efectivamente, consideradas rochas sedimentares: Meteorização, Erosão, Transporte e Sedimentação. No seguimento desses processos podem ser também sujeitas a outros processos como: Compactação e a Cimentação.

Existem vários tipos de rochas sedimentares:
Formação de Rochas Sedimentares Detríticas

METEORIZAÇÃO: As rochas pré-existêntes sofrem a ação dos agentes de meteorização/agentes atmosféricos que pode ser químico (ex: ação da água) ou químico (ex: queda de um um calhau);

EROSÃO: Dá-se a patir do momento em que pedaços da rocha existênte começam-se a soltar-se da rocha-mãe/rocha pré-existênte.

TRANSPORTE: Os fragmentos de rocha soltos, através da água, da ação da gravidade, do vento, ou, até mesmo, da ação animal iniciam o seu período de deslocação.

SEDIMENTAÇÃO/ SEDIMENTOGÉNESE: No fim do transporte, os detrítos depositam-se na bacia de sedimentação em estratos/camadas horizontais e formam, assim, rochas sedimentares móveis.

COMPACTAÇÃO: Ao chegarem novos sedimentos á bacia de sedimentação, os que já se encontravam por baixo compactam-se, e a maior parte da água que se encontrava entre eles sobe para as camadas superiores.

CIMENTAÇÃO: A água que sobrou ente os sedimentos compactados precipita devido à abundância de elementos químicos lá existentes, formando, assim, um cimento natural que "cola" os sedimentos. Forma-se uma rocha sedimentar coerente.

Diagénese- É o conjunto dos fenómenos que leva à formação de uma rocha sedimentar coerente: Meteorização, Erosão, Transporte, Sedimentação, Compactação e Cimentação.

Formação de Rochas Sedimentares Quimiogénicas

A água da chuva, ao passar em várias rochas, vai absorvendo vários elementos químicos lá existêntes, até chegarem ao mar e depositar-se numa bacia de sedimentação.
Quando a água atinge o seu ponto de saturação, precipita formando uma rocha sedimentar quimiogénica.

Formação de Rochas Sedimentares Biogénicas

As rochas sedimentares biogénicas são todas rochas detríticas ou químicas que contenham seres vivos na sua composição.



Sem comentários:

Enviar um comentário