- Avasculares: São plantas que não necessitam de estruturas especializadas para transportar substâncias (plantas simples). As substâncias deslocam-se por processos de osmose (água) e difusão simples (outras substâncias).
- Vasculares: São plantas que necessitam de um sistema de transporte de substâncias (plantas complexas). As substâncias deslocam-se em tecidos especializados que se encontram organizados em feixes ao longo de todos os orgãos da planta (raiz, caule e folhas).
Orgãos da Planta:
- Raiz: Fixação ao solo e captação de matéria-prima (água e sais minerais). Possui pêlos radiculares que aumentam a área superficial da raiz em contacto com o solo, tornando todo o processo mais eficiente.
- Caule: Realiza a comunicação entre a raiz e as folhas (área de captação e orgãos de produção de matéria orgânica), assegurando o transporte de substâncias.
- Folha: É uma estrutura fotossíntetica, ou seja, local onde existe produção de matéria orgânica e onde se realiza a troca gasosa. Possui estomas, estrutura localizada na epiderme da folha, que se encarregam das trocas gasosas e da saida de água pela transpiração; e o mesófilo, um tecido clorofilino constituido pelas células fotossintéticas.
(fonte: http://trabalhos.hd1.com.br/orgaos.html) |
Estomas
Função: Controlar as trocas gasosas e saída de água.
Constituintes: Células guarda, constituídas por uma parede que é mais espessa no local que revestem o ostíolo.
(fonte: http://www.cientic.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=225:trocas-gasosas-nas-plantas&catid=23:transformacao-e-utilizacao-de-energia-pelos-sere&Itemid=87) |
(fonte: http://cienciasdavidaedaterra25.blogspot.pt/2012/03/abertura-e-fecho-dos-estomas.html) |
(fonte: http://www.geocities.ws/ctv10ano/imagem20.html) |
(fonte: http://beatrizpbportefolio.blogspot.pt) |
(fonte: http://biologiavirtual-transporte.blogspot.pt/2008_03_01_archive.html) |
Teorias Explicativas do Transporte nos Tecidos
Xilema:
Xilema:
- Teoria da Pressão Radicular;
- Teoria da Tensão-Coesão-Adesão.
Fluema:
- Teoria do Fluxo de Massa.
Sem comentários:
Enviar um comentário