11 de junho de 2013

Reflexão Final - 3º Período

Neste período, a temática desenvolvida na disciplina centrou-se na área da Biologia, e, talvez por isso, tenha tirado um maior proveito e no estudo e na realização dos trabalhos. É o que me fascina mais: saber exactamente como tudo funciona dentro de nós e porquê. Sublinho que tirar um maior proveito não é, de todo, sinónimo necessário de melhoria dos resultados, no entanto como o gosto completa a obrigação, é algo que felizmente e normalmente “andam de mãos dadas”.

O objetivo da criação do portefólio digital, já desde o 7ºano do ensino básico, é complementar o estudo de cada unidade em paralelo com o trabalho realizado em aula. Admito que essa última condição, do “ir fazendo à medida que se vai dando”, foi sempre a minha maior dificuldade porque, com o trabalho exigido em todas as outras disciplinas e a devida atenção que lhes é necessário dispensar, a atualização do blog acaba sempre por ficar em segundo plano.

Ultimamente, com o aumento do grau de exigência que se verificou após a entrada para o ensino secundário, é uma luta conseguir completar sequer o portefólio, pois é mais produtivo fazer resumos da matéria manuais para estudar para os testes, e ter que passar para formato digital dezenas de folhas e esquemas acaba por tomar bastante tempo – tempo que não se tem, mas que se faz por ter.

Este pequeno facto, de ter dificuldade em conseguir completar o portefólio, apenas me confirma que tal como a quantidade de trabalho aumenta, também eu e o meu ritmo pessoal de estudo tem que melhorar e se tornar cada vez mais eficiente. Essa é a minha conclusão e reflexão geral acerca do ensino secundário, e é certamente algo que pretendo alterar e optimizar no próximo ano letivo, que promete ser um “bicho de 7 cabeças” ainda maior.

Penso que o meu percurso no 10º ano de escolaridade foi, no geral, bastante bom. A disciplina de biologia destacou-se como sendo a que consegui manter num patamar constante as minhas prestações. Adoro biologia, e o facto de ser uma área à qual eu apresento algumas aptidões e facilidade na compreensão fortalece ainda mais o meu desejo de seguir a área da saúde. Espero manter ou até mesmo melhorar as minhas notas no próximo ano letivo, e agradeço todo o trabalho e dedicação que sei que a professora dispensou para ajudar a turma.

Votos de umas boas e DESCANSADAS férias.

Patrícia Lyra

1 comentário:

  1. Excelente reflexão!
    Falta as atividades do dia da Terra!

    beijinhos e umas ótimas férias!

    ResponderEliminar