10 de março de 2015

Mecanismos de Transmissão Hereditária de Dois Pares de Genes

- Realização de cruzamentos de di-hibrismo para analisar a transmissão hereditária de dois pares de genes alelos simultaneamente.

1. Selecionou e isolou duas linhagens puras (através de autopolinização), que se diferenciam entre si por dois caracteres (cor e forma da semente).

Ex.: Linhagem de sementes amarelas lisas (AALL - ambos alelos dominantes) e linhagem de sementes verdes rugosas (aall - alelos recessivos).

A - Amarelo; L - Liso; a - verde; l - rugoso.

(!) Nota 6: Cada progenitor (linhagem pura) da geração parental possui no seu genótipo dois pares de alelos relevantes: um par de alelos iguais entre si relativamente à cor da semente (AA e aa) e outro par de alelos iguais entre si relativamente à forma da semente (LL e ll).

Genótipo dos Progenitores
AALL e aall
Gâmetas
AL e al

2. Realização de cruzamentos parentais (através da polinização cruzada entre indivíduos que pertencem a linhagens puras diferentes – formação da geração parental P).
a.   Os descendentes da geração parental P originam a primeira geração filial (F1) ou di-híbridos de primeira geração.

Resultados: Todos os descendentes apresentam fenotipicamente sementes amarelas e lisas são genotipicamente heterozigóticos (AaLl).

(!) Nota 7: Se os descendentes do cruzamento possuírem mais do que dois caracteres chamam-se poli-híbridos.

            3. Autopolinização dos di-hibridos da geração F1
a.     Os descendentes da geração F1 originam a segunda geração filial (F2) ou di-híbridos de segunda geração.


Resultados: Surge descendência com quatro tipos de fenótipos (sementes amarelas e lisas; sementes amarelas e rugosas; sementes verdes e lisas; sementes verdes e rugosas). Feitas as proporções, não só se obtém ¾ de sementes amarelas e ¼ de sementes verdes (proporção 3:1), como também ¾ de sementes lisas e ¼ de sementes rugosas (proporção 3:1). Ou seja, em ambos os casos as características dominantes mantêm-se em vantagem na proporção de 3:1.



(!) Nota 8: No di-hibrismo, os alelos comportam-se como em dois cruzamentos de monibridismo, ocorrendo simultaneamente o que está de acordo com a 2º lei de Mendel (princípio da segregação independente).

(!) Nota 9: Se considerarmos cada par de alelos isoladamente, verifica-se que as proporções fenotípicas obtidas estão de acordo com o previsto nas experiencias primeiramente feitas por Mendel (mecanismos de transmissão hereditária de um par de genes).


Sem comentários:

Enviar um comentário