10 de março de 2015

Dominância e Ressessividade

Fator Dominante: Aquele que se manifesta quando emparelhado com um outro fator. Aquele que se sobrepõe.

Fator Recessivo: Aquele que não se manifesta quando emparelhado com um outro fator. Aquele que não se sobrepõe.

CARACTERÍSTICAS
Dominante
Cor vermelha (V)
Recessiva
Cor branca (v)

(!) Nota 1: Conclui-se que o fator recessivo só se manifesta quando está emparelhado também com outro fator recessivo, ou seja, quando o indivíduo é linhagem pura (vv).

(!) Nota 2: Por convenção, representa-se o fator que condiciona a forma dominante pela letra inicial da característica em maiúscula, ao paço que se representa o fator que condiciona a forma recessiva pela mesma letra em minúscula.

(!) Nota 3: No processo de fecundação, cada novo indivíduo vai possuir um gâmeta de cada progenitor, gâmeta esse que irá conter apenas um fator dos dois fatores que correspondiam a cada progenitor: cada gâmeta leva apenas um dos fatores, que pode ser dominante (V) ou recessivo (v). Na fecundação vão juntar-se dois gâmetas (um do pai e um da mãe) ao acaso, formando zigotos com todos os tipos de combinações possíveis dos respetivos fatores.





(!) Nota 4: Mais tarde, com os avanços dos cientistas Walter Sutton e W. L. Johannsen, vão ser introduzidos nos estudos de Mendel os conceitos de genes, DNA, cromossomas, gametogénese, meiose, mitose  (etc.), pelo que:


*      Os fatores considerados por Mendel correspondem aos genes. Os alelos são formas alternativas de um mesmo gene, e são responsáveis pelos caracteres contrastantes (ser vermelho ou branco).

Genótipo: Constituição genética de um indivíduo em relação a determinada característica (ser homozigótico ou heterozigótico).

Fenótipo: Caracteres que um indivíduo manifesta resultantes do seu genótipo. Modo como o genótipo se expressa: características evidentes (morfológicas, fisiológicas ou comportamentais). Ex.: Cor

Indivíduo Homozigótico: ambos os alelos são idênticos (representam a mesma variante correspondente a uma determinada característica – ex.: ser vermelho). É o caso das linhas puras utilizadas no cruzamento parental (VV e vv).

Indivíduo Heterozigótico: os alelos são antagónicos (representam variantes diferentes de uma determinada característica (Vv e vV).

(!) Nota 5:
*      Os indivíduos heterozigóticos são sempre dominantes (Vv).
*      Os indivíduos homozigóticos tanto podem ser dominantes (VV) como recessivos (vv).



Locus: localização física de um gene – zona do cromossoma onde se situa um determinado gene. Os dois alelos que controlam um determinado caráter estão localizados em dois locus correspondentes dos dois cromossomas homólogos (um de origem materna e outro de origem paterna), ou em loci (plural de locus) no par de cromossomas à Por essa razão os genes estão presentes aos pares no genótipo dos indivíduos.

·       Num organismo heterozigótico, fenotipicamente só se manifesta a característica dominante, mas genotipicamente para além da característica dominante, também existe uma característica recessiva.








Sem comentários:

Enviar um comentário