3 de março de 2013

A Lista Vermelha da UICN


A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) é considerada um dos inventários mais completos, a nível mundial, acerca do estado de conservação das espécies conhecidas dos diferentes reinos dos seres vivos.


(fonte:http: http://infographiclist.com/2011/12/17/the-iucn-red-list-of-threatened-species-infographic/)


Através de critérios muito rigorosos, são avaliados periodicamente (de 5 em 5 anos ou de 10 em 10 anos) os diferentes riscos de extinção de diferentes espécies. Visa-se a consciencialização para a urgência de aplicação de medidas de conservação e preservação das espécies, na tentativa de evitar que uma espécie se extinga, e também, o controlo do número de espécies conhecidas do planeta. Para isso são enviados especialistas da UICN às respetivas localizações geográficas das espécies.

Cada vez que a Lista Vermelha é atualizada são introduzidas novas espécies e retiradas outras espécies que entretanto se extinguiram.

A atualização da Lista Vermelha da UICN no ano de 2008 aferiu que, em Portugal, existiam 159 espécies em risco de extinção, nomeadamente, 67 espécies de caracóis, 38 espécies de peixes e 11 mamíferos.
http://www.iucnredlist.org/
Consulta o Site da Lista Vermelha da UICN!

Sem comentários:

Enviar um comentário