12 de março de 2013

Transporte Não Mediado

Difusão Simples

Este processo de transporte através da membrana celular ocorre sem gasto de energia, tratando-se, portanto de um transporte passivo.

A energia presente para realizar a difusão é a própria energia cinética normal das moléculas.

As substâncias deslocam-se a favor do gradiente de concentração (passa de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração).

Substâncias Envolvidas: Gases e substância lipossoluveis.

(fonte:http: http://rachacuca.com.br/)



Osmose

A osmose pode ser classificada como um caso partícular da difusão simples em que a substância envolvida é a água.

Este processo de transporte através da membrana celular ocorre sem gasto de energia, tratando-se, portanto de um transporte passivo.

As substâncias deslocam-se a favor do gradiente de concentração: passa de zonas de menor concentração de soluto - Meio Hipotónico - para zonas de maior concentração de soluto - Meio Hipertónico, de modo a igualar as concentrações de soluto - Meio Isotónico.

Ou seja: a água passa de zonas onde se encontra em maior concentração para zonas de menor concentração, de modo a atingir um equilíbrio: concentrações iguais.

A pressão osmótica é o que origina o movimento da água, podendo ser:
  • Elevada - solução com elevada concentração de soluto (meio hipertónico);
  • Baixa - solução com baixa concentração de soluto (meio hipotónico)
Classificação das células quanto ás consequências que lhe são atribuídas pela osmose:

Célula Túrgida - Se a célula está exposta num meio hipotónico em relação ao meio intracelular (existe pouca concentração lá fora e maior lá dentro), a água do exterior entra para o interior, onde é reservada no vacúolo, aumentando de volume.
  • A célula vegetal, por ter parede celular, na turgência, exerce uma força contrária à água que entra na célula, fazendo com que o aumento de volume não seja significativo.
  • A célula animal, por não ter parede celular, na turgência, o aumento de volume pode levar à LISE da célula.
Célula Plasmolisada - Se a célula está exposta num meio hipertónico em relação ao meio intracelular (existe muita concentração lá fora e maior lá dentro), a água da célula desloca-se para o exterior e a célula diminui de volume.


(fonte: http://membrana.do.sapo.pt/osmose.htm)



2 comentários: